5.8.13

Saúde espiritual

Princípios para uma vida cristã saudável:

“Não que eu o tenha já recebido ou tenha obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos,  quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Todos que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e se porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos (Filipenses 3.12-16)".


O que é "perfeição" na visão do apóstolo Paulo - Segundo o texto de nossa meditação, perfeição tem a ver com a caminhada da fé, com o esquecer e prosseguir, pois é nesse movimento que o aperfeiçoamento inevitavelmente acontece.  Observe o v.15 “Todos que somos perfeitos, tenhamos esse sentimento”... Mas você pode questionar: como assim, somos perfeitos,  se Ele no versículo anterior fala que “não julgava ter alcançado” essa perfeição? 
Bem, parece que o apóstolo Paulo descobriu que o ser “perfeito” nesta terra, significava, não um estado, não um ponto final, mas um contínuo esquecer e prosseguir . Essa foi uma prática na vida de Paulo, ele entendeu que era esquecendo e prosseguindo que obteria um resultado espiritual favorável. E claro, diante sempre de um alvo menor que o estimulasse a sair do ponto de inércia, e  de um alvo maior que o motivasse a permanecer na caminhada. 
Ah gente, sem o exercício da fé, não há como nos aperfeiçoarmos! É nessa visão e revelação que o apóstolo Paulo segue. Nessa direção que ele vai se aperfeiçoando e sendo aperfeiçoado.
Queridos, o aperfeiçoamento implica em um exercício de fé, dos dons, virtudes, caráter. Ninguém se torna um pregador sem se preparar, sem exercitar seus dons, talentos. Como, também, ninguém se torna um escritor só por querer ser, ou mesmo por ter um talento natural. Ele precisará exercitar, errar, acertar, rasgar folhas, deletar, corrigir, arriscar, aprender e não desistir até ver o melhor resultado de seu talento aperfeiçoado. O aprendizado aplicado, torna-se em experiência, a experiência em  maturidade, e a maturidade em realização.  A vida cristã vai ficando cada vez mais interessante (Ara Brandes). Parece que o apóstolo está falando não apenas de algo natural, mas de algo sobrenatural. Olha o que ele diz: “prossigo para conquistar aquilo pelo qual fui conquistado”. Mas conquistar o quê? O que foi conquistado para ele e para nós? - A perfeição. A perfeição que vem de Cristo. Se estamos em Cristo já fomos conquistados para essa “perfeição”, portanto, o que nos resta é crer e prosseguir, fazendo isso chegaremos a perfeição já conquistada na cruz. Ô glória!

Então, segundo o texto, para ter uma vida cristã saudável é preciso que você:

1- Tenha atitude - Para gozar dessa saúde espiritual, é preciso que  você tenha uma atitude mediante a fé que já foi depositada em você (v.13b). Não seja passivo em sua fé, porque “fé sem obras é morta”. Se você já recebeu uma palavra da parte de Deus, precisa exercitá-la, precisa dar uma resposta às palavras liberadas, pois assim conseguirá deixar para trás, comportamentos, traumas, mágoas e lhe levará a viver sobre uma nova palavra liberada. Por exemplo, se o Senhor ministra ao seu coração sobre perdão, ou pela Palavra, ou por meio de um irmão, de uma experiência, e você não faz nada a respeito disso, você continuará paralisado e preso e não estará se aperfeiçoando, conquistando aquilo para o qual foi conquistado. Para deixar para trás é preciso dar uma resposta de obediência a Deus. À medida que isso é praticado, o poder que lhe prende ao passado vai perdendo força, e paulatinamente você vai esquecendo, deixando, desapegando e prosseguindo. E aqui não se trata de ignorar mágoas, problemas, de alienar suas dores, não. Trata-se de ter uma atitude pró-ativa diante da vida, diante das promessas conquistadas na cruz, de uma responsabilização por suas escolhas. Saia do lugar, dê um salto, aja, pratique a fé. Amém!

Dicas do apóstolo Paulo:

2. Esquecendo das coisas- Esqueça das coisas, não das pessoas, não de Deus, não da fé, não dos valores, não das experiências em Deus. Esquecendo, indica um deixar progressivo, uma ação contínua. Não é algo abrupto, radical, mas um esquecer a partir de um entendimento, de uma revelação sobre sua alma, sobre seu caráter. É uma desconstrução de hábitos, valores, introjeções, pecados. É um esquecimento a partir de algo vivido, experimentado. Só depois disso é possível ir deixando para trás, o que para trás vai ficando. Isso se dá à medida que você vai avançando na caminhada cristã, à medida que vai prosseguindo e se distanciando do passado, e aí de fato o passado passa. O apóstolo Paulo tinha um passado que o entristecia, foi perseguidor do evangelho, essa era a sua maior dor. Depois, por causa de Cristo, viveu em prisões, foi rejeitado, isolado, machucado, ridicularizado. Tudo isso poderia lhe servir de motivos, de desculpas para permanecer em suas mágoas, frustrações, tristezas, mas se  ficasse preso a isso não cumpriria seu propósito e logo seria uma pessoa infeliz. Ele não deixou que o passado o dominasse, mas escolheu lidar com suas dores, à medida que Deus o instruía, e o tocava. Paulo, apesar de tudo que viveu, ou até, por causa de todo esse forjar no fogo, escolheu sempre prosseguir rumo ao seu alvo de vida. Não ficou paralisado pelo passado. Irmãos, uma vez que o entendimento chega, você recebe a força para deixar o passado, bom ou ruim. Explico: o bom, se você ficar nele, viverá uma vida medíocre, muito focado nas coisas desta terra, que são muito legais, claro, mas só isso, é muito muito pouco. O lugar da mediocridade é confortável, normal, sem muitos desafios. A vida cristã é um labirinto cheio de surpresas a cada dia. Temos a promessa de vivermos sempre em “novidade de vida”. Então,  até esse bom que passou, já deve ser deixado, esquecido, porque já existem novas coisas diante de você. Desafio você a não se contentar com o bom, pois o melhor de Deus ainda está por vir. "O bom é o inimigo do melhor" (TOMMY TENNEY). Bem, e o ruim? O ruim, se não for tratado terá um poder avassalador e destrutivo  em sua personalidade, em seu propósito de vida.
 3. Avançando para- A palavra avançar nos fala de um passo, um salto, um impulso para frente, de um primeiro momento de fé, de uma decisão de sair do lugar da paralisia espiritual, emocional. Agora, quem avança, como no texto o apóstolo Paulo nos mostra (v.13c), quem avança, avança para o que está à sua frente. E isso nos fala de termos uma “consciência do hoje”, do agora. Pergunto: o que está diante de você, hoje, melhor, agora? Você está percebendo e avançando para isso, ou ignora, passa pelas coisas, pela vida, pelas pessoas, pelos momentos, mas sem vivê-los. Conscientize-se! Isso é qualidade de vida, meu irmão (a)! 
 4. Prosseguindo para Não se deixe parar pela dor emocional, pelas frustrações, pelas perdas, mas prossiga na fé, no chamado, nos desafios, no processo, no treinamento. Caminhe, siga, ande, movimente-se, faça algo a respeito. Tenha metas e alvos. Quem prossegue, prossegue para algo ou algum lugar. Qual o seu alvo maior, para onde está prosseguindo? Quem tem o nada como objetivo, alcançará o nada. Se você não tiver sonhos, não terá forças para continuar em movimento. Mas se você tiver um alvo, ah, isso lhe impulsionará a perseguir seus projetos, e estará rumo ao propósito de Deus para a sua vida. Deixe Deus gerar seus sonhos em você. Seja um gerador dos sonhos de Deus, dê-lhe seu ventre espiritual para que Ele fecunde seus sonhos. Geste-os, Dê a luz a eles, e cuide deles. Amém?
5- Ande de acordo com o que já alcançou na caminhada cristã (v.16) - Meu irmão (a), se você já venceu  em áreas de sua vida que você achava tão impossível, ande, movimente-se nesse entendimento, nessa conquista. Não retroceda no processo, honre seu sucesso! Querido (a) não retome o que já deixou para trás. Você não tem que andar conforme o que outro irmão (a) já alcançou; nem desejando os dons que seu irmão (a) recebeu. Você não tem que andar de acordo com a vida do outro que está mais adiante, mas sabe de uma coisa: você precisa andar em consonância com o que você já alcançou, porque nisso há uma coerência! Então, pelo amor de Deus, descubra o que foi que você já conseguiu, pois isso sim, será sua responsabilidade. Mantenha-se coerente em seu contexto de vida (espiritual, social, psicológico). Por exemplo, se você já conquistou vitória em sua vida financeira, prossiga nisso, ande nisso, não retome velhos hábitos que podem lhe puxar para trás, amém? Se você já perdoou seu irmão que lhe feriu muito, então, ande nesse perdão, debaixo dessa liberação, não retome mágoas antigas, mas ande livre, sem peso, sem culpa, sem orgulho! Se você já tem experimentado da libertação do Filho, não se deixe mais ser contaminado, não entulhe lixos dentro de você, mantenha sua mente e coração limpos, prontos para o seu destino em Deus. Atualize-se diariamente. Como? Busque tudo que está disponível para o seu crescimento pessoal, espiritual. Não se acomode!
Conclusão:
Queridos(a), espero tê-los encorajado um pouco mais a prosseguirem na caminhada cristã. Muitas vezes essa caminhada se torna muito difícil, árdua, mas não desista! Aceite o treinamento, o processo de aperfeiçoamento e siga. Nada é mais precioso que isso. Desfrute da jornada. Observe as flores que tem à beira do caminho, ouça o gargalhar das crianças... olhe o sol, sinta o sol, o vento; sinta o cheiro das plantas, da terra; veja os pássaros, contemple as obras de Deus no seu caminhar. Não olhe só para as pedras no caminho, nem só para falta de sombra, ou para o tempo cinza e nem mesmo, olhe, para distância, mas veja por onde está passando agora, consciente. Não deixe passar despercebida a beleza do dia, das pessoas, da música, do consolo que chegou, da palavra amiga, da esperança que nasceu, dos encontros, das vitórias.
Olhe para o alto, busque do alto e terá mais prazer em passar por esse caminho tão estreito. Tenha um alvo menor que o estimule a sair do lugar da dor, da apatia, e avançar; e tenha  outro alvo maior para  prosseguir, e manter-se em movimento (Ara Brandes ). Siga, rumo ao propósito para o qual o Senhor lhe chamou, e assim, você terá uma vida cristã saudável, robusta e frutífera.


No amor de Cristo, ARA BRANDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!

Postagem em destaque

A Idealização da libertação

  ‭ Idealização de libertação ‭ "Toda a comunidade de Israel partiu de Elim e chegou ao deserto de Sim, que fica entre Elim e o Sinai....

POSTAGENS MAIS VISITADAS DO MÊS