28.3.19

Paranóia espiritual?


Pode parecer estranho para você do outro lado este tema, não é? Mas hoje resolvi falar um pouco deste conceito que emergiu para mim, e que creio veio do Espírito, e pode edificar você.

Quantas vezes não ouvi relatos bem intencionados, mas baseados no medo das pessoas de não estarem sendo "dignos da vocação". Contudo, são relatos do tipo: "será que isso está me acontecendo por causa disso? Será que foi por minha culpa? Será? Será?

Devo estar fazendo alguma coisa muito ruim... o tempo todo, ou quase o tempo todo se submetem a uma autocrítica pesada, cruel na mente.
Vou chamar isso aqui de obsessão num "possível" erro que não aconteceu, nem mesmo o é, na maioria das vezes.

E devo dizer que geralmente essas pessoas não são as pecadoras, ou as que realmente estão em práticas ilícitas, transgressões, mas são pessoas que andam com Deus, temem a Deus, mas por causa do ranço religioso, (ô ídolo que deve ser quebrado), elas introjetaram esse medo paranóico que veio de uma fé distorcida, mal ensinada, e vivem se previnindo, ou se protegendo de algum mal nelas mesmas. Vivem debaixo de uma autocondenação, e duras sentenças que se perpetuam por toda uma vida.


Sou lastimável! Não tenho jeito. Relatos de censura, fobia de estarem errando, julgamentos sistemáticos por suas ações, que na maioria do que ouço, nada tem a ver com arrependimento, até porque não há um convencimento claro do Espírito, mas há um medo. Medo de se está atraindo o mal, de ser sei lá descoberto, ou uma autocondenação sistemática (forma de se auto justificar, eliminação da graça), que também não os leva a cruz e ao perdão acessível, mas a auto penitência.

Esses mecanismos provocam no indivíduo uma tortura, um desequilíbrio religioso, e sem dúvida falta de paz.




Vamos lá aos sintomas de uma paranóia espiritual:

1- Mente vigil, e alerta, não em relação ao mundo espiritual e sob a direção do Espírito Santo, mas o vigil aqui se movimenta pelo medo de errar, de atrair o mal, de não ser perfeito. O que diferencia aqui é realmente a motivação. A vigilância que o Ap Paulo nos ensina é saudável, é de um relacionamento baseado no amor, perdão, e graça de Deus, não no controle, punição, e autocondenação;

2- Outro sintoma: o autojulgamento sistemático em tudo que faz, sem descanso. O apóstolo Paulo nos ensina em:


1 Cor 4.3-5 "Pouco me importa ser julgado por vocês ou por qualquer tribunal humano; de fato, nem eu julgo a mim mesmo. Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor é quem me julga. Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação".




Assim, o homem deve se examinar, mas examinar, é passar a sonda junto com o Espírito, numa postura de humildade e abertura, não para se sentenciar, ou mesmo se vitimizar. E este exame, esta consciência, deve sempre sempre vir de Cristo, não das lentes do humanismo, da auto ajuda, ou seja lá do que for.

Você vai se esgotar se ficar nisso, acredite. O homem não tem poder para se julgar, nem para se absolver. O homem, se juiz, até mesmo de si seria totalmente débil, limitado, e cruel, por isso só Deus pode fazê-lo.

Pare de se autocondenar e de se auto absolver, viva no espírito, viva um relacionamento e não uma religião. Lembre-se que você tem o Espírito Santo morando dentro de você. Descanse sabendo que Ele irá convencê-lo. Busque ser convencido do pecado, se você é esta pessoa aberta, disponível e desejosa de viver em retidão, e em santidade, o trabalho do Espírito será ainda mais fácil. Seja ensinável, portanto.


O Senhor sabe nos conduzir as transformações, ao cuidado, à pureza, ah Ele sabe. Saia do controle, descanse, deixa Deus ser Deus, aceite a graça e o perdão.


Se você está em pecado se arrependa e mude de caminho, agora mesmo.
Se está ferido, por práticas repetitivas confesse a alguém verdadeiramente para receber cura, Tg 5.16.
Busque ajuda séria e comprometa-se, é simples, mas requer humildade.

Agora, veja bem, pecado é pecado.


Você não precisa de muita revelação para saber o que é pecado, está na Bíblia, a não ser para os que ainda não são resgatados pelo sangue estes precisam sim de uma revelação contundente.


Outra coisa, não fale do pecado, isso não é confissão, nem justifique o pecado (você é pecador), falar do pecado não liberta ninguém, é necessário arrependimento, arrependa-se,! Confesse. Diga: Senhor eu pequei, estou praticando isto e isto, estou transgredindo a tua vontade e me fazendo mal, me ajude, me perdoe, quero viver tua vontade (Sl 51), faça isso e estará livre. Você não tem que ficar vigiando vinte quatro horas seus pensamentos, ações, performance, isto é religiosidade, pelo amor de Deus! O que você precisa é estar em Cristo vinte quatro horas, andando com Ele, praticando as suas boas obras, amando-o, e aprendendo dEle, de perto, correspondendo a sua voz.

Não tem como estar andando com Ele e Ele não lhe falar em que você precisa mudar. Ele é Pai. Mas, vai uma dica bíblica: DEUS NUNCA ACUSA, NUNCA. Não é assim que Ele nos aborda, quem faz isso somos nós, o inimigo, Deus não.

Deus convence, confronta, e nos trata com respeito.

Quando o rei Davi peca, o Senhor manda um profeta e sabe como ele o aborda? Contando-lhe uma estorinha para lhe trazer a consciência e o convencimento. Ei, Deus sabe convencer você, confie nEle, obedeça!!! Saia dessa paranóia, viva com Ele, ande com Ele, e isso lhe será suficiente para viver uma vida cristã pura, em crescimento sadio.


3- Outro sintoma de paranóia espiritual: a pessoa, esta linda pessoa e filho de Deus fica procurando o mal dentro de si em TUDO. Ela se mede, se julga, se escava, se tortura, SE TUDO... já cansei só de falar... rsrs...
O foco dela fica não no progresso espiritual, mas no medo de errar. Ei, "...o verdadeiro amor lança fora todo o medo". O goveno do Espírito é baseado no amor e não no medo (I Jo 4.18).
E você pode me perguntar: e qual o problema dela ficar caçando? Sabe qual é? O problema é porque parte dela, de sua visão limitada, da sua compreensão as vezes distorcida, e não da visão do espírito, da revelação, e do que está escrito. Mas de seus achismos, humanismo... Acredite, o Espírito Santo fará emergir o que você precisa para crescer. Se você anda com Ele, e "o espírito clama dentro de você, Aba Pai", creia, Ele sabe te ensinar e te corrigir, confie nEle, não na sua lente de perfeição.


4- mais um sintoma comum: esta pessoa julga todos os acontecimentos pela lente do "fiz alguma coisa errada e é por isso que isso está me acontecendo".
Bem, tudo o que o homem semear também colherá, fato. A Bíblia nos diz isso. Agora, se você é alguém que vive um relacionamento, que ama a Deus, não há porque atribuir em todo tempo os acontecimentos maus como se você ainda vivesse nas trevas em práticas pecaminosas e por isso você está sendo punido, castigado. Separe isso. O que plantou vai colher, vai e pronto, não tem nem mais que se preocupar, é só lidar, ser consequente, descanse.
Agora, o mais vem de vivermos num mundo caído. Coisas ruins acontecem todos os dias prá gente boa, normal. Gente morre, gente adoece, gente envelhece, gente briga, gente zanga, gente perdoa, gente trabalha, gente tem faltas, falta de afeto, de dinheiro, de conforto, enfim... Tudo resultado do pecado adâmico.
Busque escolher melhor, baseado na Palavra, na vontade de Deus e não nos sentimentos e experiências.

A cruz é a resposta. Há cura para quem confessa, há perdão para quem se arrepende, há consolo para quem busca, há esperança para quem crê. Viva assim!!!


Bem, vou parar por aqui minha lista de sintomas, mas eu espero que, o Espírito Santo lhe traga entendimento, revelação, e se Ele o conduziu a esta leitura, espero que você seja edificado e mude sua forma de se relacionar com a sua fé, com Deus. Deus não quer que você viva uma tortura mental, isso não santifica ninguém, o que nos santifica é crermos na obra redentora que Ele fez e aceitarmos a sua graça em humildade, reconhecendo que somos pó e nos arrependendo diariamente do que Ele nos mostrar, pois queremos ser como Ele é.

Por favor, meu irmão e irmã, seja livre desta paranóia espiritual, é só andar com Ele. Guarde os seus mandamentos, viva no Espírito, o fruto virá naturalmente. Gl 5.18-22

A religiosidade leva a tortura, não a cura. Um relacionamento com Espírito leva a liberdade, à vida, a saúde em todas as áreas de sua vida. Você é livre em Cristo!!! Cl 2.18-23

Oração:



Oro para que venha paz sobre sua mente nesta hora. Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo ilumine o seu entendimento para que você viva tudo o que Ele conquistou na cruz. Entre no descanso, em nome de Jesus.

"No amor não há medo". Cresça na fé, debaixo desta segurança de pertencer e de ser amado.

Deixe a performance, o devo ser, tenho que ser, ( se você ainda não está onde acha que "deveria estar é porque ainda não chegou, está no processo, assuma isso, persevere, e simplesmente seja nEle, sem máscaras, nem papéis.
Ande como está, e nesta autenticidade você vai sendo "transformado de glória em glória", 2 Cor 3.18. Quando você estiver sendo, você já será, não tem como evitar, será dia "perfeito".

Se está vestindo papéis, ou os "devo", os "tenho que", então você está se escondendo de si mesmo e dificilmente será transformado. Mostre-se para Ele, seja. O que vier disso será genuíno, e essência.



Por Ara Brandes
Escute esta canção tão espontânea, q vem do alto. Receba paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!

Postagem em destaque

A Idealização da libertação

  ‭ Idealização de libertação ‭ "Toda a comunidade de Israel partiu de Elim e chegou ao deserto de Sim, que fica entre Elim e o Sinai....

POSTAGENS MAIS VISITADAS DO MÊS